El Salvador é o primeiro país do mundo a adotar bitcoins como moeda legal

El Salvador se tornou, nesta terça-feira (7), o primeiro país do planeta a adotar os bitcoins como moeda legal da nação. A partir de agora, as empresas deverão aceitar o pagamento em bitcoin ou dólar americano, que tem sido a moeda oficial desde 2001 e permanecerá em uso.

O presidente do país, Nayib Bukele, diz que a mudança ajudará a economizar cerca de US$ 400 milhões que o governo calcula serem gastos anualmente em comissões para remessas.

Críticos do novo sistema afirmam que essa é uma excelente forma de alimentar a lavagem de dinheiro. Pois, aumenta os riscos regulatórios e financeiros para o país.

Alheio às reclamações, o Governo de El Salvador já mandou instalar caixas eletrônicos que permitirão que o bitcoin seja convertido em dólares e retirado sem comissão da carteira digital chamada Chivo.

Mas, o próprio presidente Bukele afirmou, nesta segunda-feira (6), que os resultados esperados não serão alcançados rapidamente e pediu paciência à população;

- Como todas as inovações, o processo de bitcoin de El Salvador tem uma curva de aprendizado. Cada caminho para o futuro é assim e nem tudo será alcançado em um dia ou mês – escreveu Bukele, no Twitter.

A criptomoeda é uma forma rápida e sem custos que pessoas de países diferentes têm para enviar dinheiro de um lugar para o outro sem pagar taxas aos banqueiros. Contudo, também é utilizada pelo crime organizado para lavar dinheiro e por recebeu verbas de corrupção governamental, uma prática muito comum no país.

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano

Mostrar comentários