Vulcão entra em alerta de erupção nas Ilhas Canárias e pode gerar tsunami em toda costa brasileira

O vulcão “Cumbre Vieja”, que estava inativo de 1971 e fica nas Ilhas Canárias, território espanhol, está em alerta de erupção pelos próximos dias e pode provocar um tsunami tão forte que atingiria toda a costa brasileira, do Rio Grande do Sul ao Amapá.

Por conta das frequentes atividades sísmicas do “Cumbre Vieja”, a Comissão Científica do Plano Especial de Proteção Civil e Atenção a Emergências por Risco Vulcânico (Pevolca) elevou o nível de alerta de atividade vulcânica na região para amarelo, que é o segundo nível de quatro existentes.

Desde o sábado (11), os movimentos no vulcão são frequentes e têm aumentado. Na terça-feira (14), a magnitude chegou a ser superior a 3.

Um estudo realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2017, concluiu que o “Cumbre Vieja” poderia gerar um tsunami tão grande no oceano que afetaria todo o litoral do Brasil; apesar de que o Atlântico não costuma fazer ondas tão volumosas assim.

Os pesquisadores, no entanto, não acreditam que a erupção possa afetar o Brasil. Eles dizem que as são remotas, mas que o governo deveria investir em um sistema de alarmes para possibilitar a evacuação de áreas atingidas e, assim, preservar vidas.

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano

Mostrar comentários