Escavação arqueológica encontra mosaico com mais de 1600 anos

Durante uma escavação de uma extensa área industrial, arqueólogos encontraram um mosaico datado do período bizantino (300-400 d.C.), conforme comunicado da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA), divulgado na última segunda-feira (26).

- O pavimento pode ter feito parte de um esplêndido edifício residencial em um bairro nobre adjacente à zona industrial – diz o comunicado.

O mosaico é multicolorido e composto por motivos geométricos dispostos em uma moldura retangular preta.

- É a primeira vez, em Yavne, que eles encontram um piso de mosaico colorido -, destacou o arqueólogo da IAA Elie Haddad à CNN, acrescentando que várias moedas foram localizadas no espaço selado embaixo dele.

A descoberta do mosaico foi feita como parte de um grande projeto de escavação que deve durar, ainda, alguns anos para ser concluído.

Além do mosaico, já foram descobertos restos de antigas prensas de vinho e de um depósito da bebida. A esperança é de que as escavações possam descobrir mais artefatos, suficientes para encher o primeiro museu arqueológico de Yavne.

- A preservação arqueológica e a consciência do passado são valores importantes na vida da cidade de Yavne, que tem uma história magnífica - disse o prefeito de Yavne, Zvi Gur-Ari, no

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano

Mostrar comentários