Fazendeiro muda pedra de lugar e altera fronteira da Bélgica com a França

Um agricultor belga, incomodado com uma pedra que atrapalhava o caminho por onde queria passar com o trator, alterou, sem querer, a fronteira entre a Bélgica e a França.

O fazendeiro deslocou a pedra 2,29 metros para dentro do território francês, fazendo com que a Bélgica aumentasse seu território.

A pedra estava no mesmo local desde 1819, quando a fronteira entre a França e o que agora é a Bélgica foi demarcada pela primeira vez, antes mesmo de ser formalmente estabelecida no Tratado de Kortrijk, assinado em 1820.

- Fiquei feliz, minha cidade ficou maior. Mas o prefeito de Bousignies-sur-Roc não gostou - disse o prefeito da vila belga de Erquelinnes.
- Acho que seremos capazes de evitar uma nova guerra de fronteira - brincou a prefeita do vilarejo francês vizinho, Aurélie Welonek.

O fazendeiro deverá ser notificado para que recoloque a pedra no local original, o que resolverá o caso.

Em caso de recusa, o ocorrido pode ir parar no Ministério das Relações Exteriores da Bélgica, que teria de convocar uma comissão de fronteira franco-belga, algo que não acontece desde 1930, e o agricultor pode enfrentar um processo criminal.

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano

Mostrar comentários