“Invisibilidade e registro civil”, este foi o tema de redação do Enem 2021

O Inep divulgou, neste domingo (21), o tema de redação do Enem 2021. O segundo maior vestibular do mundo optou por “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio é um “bicho-papão” para a maioria dos estudantes. Ela vale mil pontos e, por ser o “tendão de Aquiles” para boa parte dos candidatos, os professores dizem que fazer uma boa nota nela pode garantir a tão sonhada vaga na universidade.

O tema é de relevância social visto que, no Brasil, o registro civil é a porta de acesso a outros direitos fundamentais. Mas, também poderia ser tratado sob outras óticas. Já a invisibilidade poderia ser discorrida em virtude do acesso à cidadania. Quem conseguir unir os dois temas terá um bom desempenho.

O Enem 2021 ocorre nos dias 21 e 28 de novembro. Mais de 3 milhões de estudantes se candidataram em todo o país. O número foi o menor desde que a prova vem sendo aplicada no ano de 1998. A evasão é consequência de mais de um ano sem aulas presenciais ou mesmo perda de emprego para muitas famílias, resultado da pandemia da Covid-19 no mundo.

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano

Mostrar comentários