O que é e como evitar a insônia

A insônia é definida como a dificuldade para iniciar o sono ou se manter dormindo. Sua classificação quanto ao tempo de acometimento é transitória (dura menos que 1 mês), de curto tempo (1- 6 meses) ou crônica (já dura mais de 6 meses).

A permanência desse distúrbio do sono ocasiona outros dois problemas: a apneia do sono e a síndrome das pernas inquietas. A apneia do sono ocorre quando o indivíduo para de respirar por alguns segundos e seu estado repetido gera sintomas como dor de cabeça, mal humor, sonolência diurna, aumento da pressão arterial e até acidentes de trânsito e domésticos graves.

Já a síndrome das pernas inquietas é uma desordem neurológica associada a sensações anormais das pernas, com uma necessidade irresistível de movimentar membros inferiores e arrastá-los pela cama.

Cerca de 5 a 10% da população geral é acometida por este problema e a prevalência aumenta com a idade, chegando a atingir 10% das pessoas acima de 65 anos.

Quem sofre desse mal deve evitar substâncias como álcool, nicotina e cafeína, pois são consideradas estimulantes do cérebro, podendo afetar a arquitetura normal do sono. No caso do hábito gaúcho do chimarrão, a erva utilizada também é considerada substância estimulante e, por ser diurética, pode interromper o sono pela própria vontade de esvaziar a bexiga no meio da noite.

Outros cuidados adicionais são:

1. Dormir em quarto silencioso, escuro e com temperatura agradável

2. Ter horário regular para o sono

3. Evitar cochilos diurnos

4. Não realizar exercícios extenuantes próximo da hora de dormir, porém mantenha rotina de atividade física

5. Evitar o uso de tabaco ao anoitecer

6. Não ouvir música, assistir TV ou filmes próximos ao horário de dormir

7. Evite refeições volumosas ao anoitecer

8. Evite levar trabalho para fazer em casa

9. Tenha momentos de lazer

E o principal: se os sintomas persistirem por mais de 1 mês, procure um médico!

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano

Mostrar comentários