A ilusão das dietas super restritivas

Não é raro você lembrar das dietas sem orientação que você mesma já realizou. No entanto, essa postura tem sido cada vez mais notada e as consequências têm sido cada vez piores.

Em geral, quase todas as dietas que vemos circular na internet, além de serem praticamente impossíveis de serem sustentadas a longo prazo, não são recomendadas por profissional capacitado. A maioria indica aquilo que usou por conta própria e os resultados são, para dizer o mínimo, duvidosos.

Eu já vi coisas assustadoras do tipo “dia do lixo”, algo que não existe! A questão é matemática apenas: para perder as calorias de uma long neck você precisa correr 5km. Para eliminar as calorias de um dia na churrascaria é necessário correr uma meia maratona. Para se livrar do que ganhou com dois pães de queijo precisa fazer uma aula de jump por 30 minutos, e por aí vai.

Sendo assim, vamos começar com o básico: perder peso é diferente de emagrecer! Perder peso significa apenas reduzir os números na balança, você até pode se livrar de gordura, mas provavelmente se livrou mais de músculo e água. Quando você fica focada por uma semana ou um mês em uma dieta super restritiva, você obviamente vai perder peso, mas basta dar uma escorregada na dieta e tudo volta ao que era antes, porque você não tem o principal: a disciplina!

O emagrecimento, por sua vez, é a redução do percentual de gordura corporal associado à perda de peso, com mais definição corporal e maior impacto sobre a saúde. Às vezes, o individuo até eleva seu peso corporal (isso porque o músculo pesa mais que a gordura), contudo, ele também está mais saudável que antes. O processo de perda da gordura corporal tende a ser mais longo e a manutenção dos resultados que te agradam ao espelho dependerá da adoção de hábitos diferentes, um estilo de vida e não viver de dietas do momento.

Então, antes de sair por aí reproduzindo receitas que podem te causar queda de cabelo, fraqueza muscular, irritabilidade, perda de sono, depressão e outros inconvenientes desnecessários, decida primeiramente que está disposta a mudar, a evoluir! Quando decidir isso procure uma nutricionista, a fim de que ela elabore uma dieta balanceada e segura pra você.

Comece uma rotina diferente. E comece pelo dia de hoje, não espere pela segunda, até porque a gordura não conhece calendário.

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano