Exoplaneta descoberto tem temperatura semelhante a Terra e pode ter água

Cientistas descobriram um exoplaneta localizado a 90 anos-luz da Terra, cuja a atmosfera intrigante pode conter nuvens de água.

Exoplanetas são planetas localizados fora do sistema solar. O TOI-1231 b, completa uma órbita em torno de sua estrela a cada 24 dias terrestres.

Ele orbita uma estrela anã vermelha, ou do tipo M, conhecida como NLTT 24399, que é menor e mais escura do que estrelas como o nosso sol.

- Embora TOI 1231 b esteja oito vezes mais perto de sua estrela do que a Terra do Sol, sua temperatura é semelhante à da Terra, graças a sua estrela hospedeira mais fria e menos brilhante - disse a co-autora do estudo, Diana Dragomir, professora assistente no departamento de física e astronomia da Universidade do Novo México.
- No entanto, o próprio planeta é realmente maior do que a Terra e um pouco menor do que Netuno. Poderíamos chamá-lo de um sub-Netuno - completa.

O exoplaneta tem uma densidade baixa, o que sugere que é um planeta gasoso em vez de rochoso como a Terra, mas os cientistas ainda não sabem ao certo a composição do planeta ou sua atmosfera.

- TOI-1231 b é muito semelhante em tamanho e densidade a Netuno, então achamos que ele tem uma atmosfera gasosa similarmente grande - disse a principal autora do estudo, Jennifer Burt, pós-doutoranda no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, Califórnia.
- TOI-1231 b poderia ter uma grande atmosfera de hidrogênio ou hidrogênio-hélio, ou uma atmosfera de vapor de água mais densa - acrescenta Dragomir.
- Cada um deles apontaria para uma origem diferente, permitindo aos astrônomos entender se e como os planetas se formam de maneira diferente ao redor das anãs M quando comparados aos planetas ao redor do nosso Sol, por exemplo - explica.

O TOI-1231 b tem uma temperatura média de 140 graus Fahrenheit (60 graus Celsius), o que o torna um dos mais frios dos pequenos exoplanetas disponíveis para estudos.

- Comparado com a maioria dos planetas em trânsito detectados até agora, que costumam ter temperaturas escaldantes de centenas ou milhares de graus, o TOI-1231 b é positivamente frígido - admitiu Burt.

Mas, ser frio não é tão ruim assim porque, quanto mais frio o exoplaneta, maior a probabilidade de ele ter nuvens em sua atmosfera. Além disso, ele é pequeno e pode até conter água em sua atmosfera.

- TOI-1231 b é um dos únicos outros planetas que conhecemos com tamanho e faixa de temperatura semelhantes, portanto, as observações futuras deste novo planeta nos permitirão determinar o quão comum (ou raro) é a formação de nuvens de água em torno deles mundos temperados - disse Burt em um comunicado.

Essas características tornam o TOI-1231 b o candidato perfeito para observações pelo Telescópio Espacial Hubble, que está programado para ser lançado em outubro. Webb terá a capacidade de investigar a atmosfera dos exoplanetas e ajudar a determinar sua composição. E o Hubble está programado para observar o exoplaneta no final deste mês.

- Um dos resultados mais intrigantes das últimas duas décadas da ciência dos exoplanetas é que, até agora, nenhum dos novos sistemas planetários que descobrimos se parece com o nosso próprio sistema solar - lamentou Burt.
- Este novo planeta que descobrimos ainda é estranho, mas está um passo mais perto de ser um pouco como os planetas da nossa vizinhança - acredita.

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano