Jaraguá do Sul será a 1ª cidade do Brasil com posto de combustível autosserviço

A pequena Jaraguá do Sul, município do interior de Santa Catarina, com quase 185 mil habitantes, será a primeira cidade do Brasil a ter um posto de combustível autosserviço, quando o motorista abastece o próprio carro.

Uma rede de postos da cidade entrou com uma ação para que pudesse explorar esse serviço e a Justiça Federal concedeu a autorização.

O proprietário dos postos de combustível contou que já estava saturado da rotatividade de frentistas na empresa, que reclamavam, principalmente, dos turnos de trabalho, muitas vezes de madrugada ou em feriados e finais de semana. Cansado de ouvir os protestos, ele decidiu que não queria mais ter funcionários e apelou pra Justiça.

O juiz Joseano Maciel Cordeiro, da 1ª Vara Federal de Jaguará do Sul, entendeu que a Lei 9.956/2000, que impede o abastecimento por autosserviço, é incompatível com outras legislações e acatou o pedido do empresário. Além disso, o magistrado fez questão de frisar que o autosserviço vai estimular a inovação no município, que já foi escolhido a 4ª cidade mais segura do Brasil; ficando atrás apenas de Jaú, Indaiatuba e Valinhos, todas no interior de São Paulo.

A rede de postos pretende implantar o serviço, gradativamente, nos próximos meses, até que clientes e funcionários estejam adaptados. Um plano-piloto em uma das unidades será colocado em prática e, se tudo der certo, replicado para outras filiais. Mas, para isso, os colaboradores serão capacitados e muitos deles mudarão de função para "monitores" ou "consultores" em outras funções dentro das lojas.

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano

Mostrar comentários