Governo Federal moderniza sistema de cartórios no Brasil

O Governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) fez significativas alterações nas atividades cartorárias do Brasil. Por meio da MP 1.085/2021, dos Registros Públicos, foi possível tornar o acesso aos serviços dos cartórios brasileiros muitos mais fácil. Veja a seguir o que muda as tecnologias empregadas.

*É menos burocracia para registrar um filho.

*É menos burocracia na obtenção e no registro de dados entre cartórios.

*É menos tempo gasto indo de cartório em cartório: o brasileiro poderá usar o celular para solicitar registros e obter certidões, de qualquer lugar do Brasil.

*Extratos eletrônicos irão padronizar os registros. No lugar de longas certidões de difícil compreensão, teremos certidões com destaque dos elementos essenciais aos negócios jurídicos.

*Acabam os cartórios que só aceitam pagamento em dinheiro. Com o Sistema Eletrônico de Registros Públicos (Serp), pagamentos eletrônicos devem ser sempre

possiveis.

*Em momentos difíceis da vida, como no falecimento do cônjuge, o Serp tornará mais simples o processo de obtenção de documentos indispensáveis.

*A incorporação imobiliária precisará de menos documentos e terá mais segurança e transparência.

*As certidões necessárias para o registro de um imóvel serão obtidas mais rápida e facilmente.

*O extrato eletrônico reduzirá o custo de se financiar um imóvel.

*O problema da distância física será eliminado com as assinaturas eletrônicas, que já estão disponíveis gratuitamente para todos pelo GOV.BR.

*É menos tempo gasto em burocracia administrativa e mais tempo para o brasileiro trabalhar, empreender e passar com a família.

Muito mais detalhes aqui: https://bityli.com/LHTSIv

Com informações de Ministério da Economia

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano

Mostrar comentários