OCDE aprova plano de adesão do Brasil ao grupo

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) deu aval, nesta sexta-feira (10), para que o Brasil ingresse no grupo das economias mais industrializadas do mundo.

- Com a aprovação do ‘roteiro de acessão’, caberá ao Brasil a redação de ‘memorando inicial’ com informações sobre a convergência do país aos instrumentos normativos da organização - informou comunicado em conjunto dos Ministérios da Economia, das Relações Exteriores e da Casa Civil.

Pelos próximos dois anos, a OCDE - composta por 38 países - avaliará se o Brasil cumprirá o plano que registrou na instituição até que a adesão plena seja concluída.

- Na sequência, terá início o exame das políticas e práticas nacionais pelos comitês temáticos da organização. Nessa fase, o Brasil terá a oportunidade de revisitar políticas e iniciativas nacionais à luz das diretrizes e recomendações da OCDE - esclareceu a nota ministerial, acrescentando que este é mais um "compromisso do governo brasileiro com a modernização do Estado, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida de todos os brasileiros”.

Além do Brasil, somente Bulgária, Croácia, Romênia e Peru tiveram os planos aprovados e também ficarão em análise pelos próximos anos.

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano

Mostrar comentários