Comissão da Câmara aprova PL que vai mandar pra cadeia quem tocar policial durante abordagem

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (14), projeto de lei que vai mandar pra cadeia quem tocar em policial durante uma abordagem.

Agora, cidadãos que estiverem sendo abrodados por agentes de segurança poderão dar ordem de prisão. A detenção varia de 3 meses a 1 ano e os criminosos ainda terão que pagar multa.

- Ao ser abordado por um policial, o cidadão deve atender às ordens; deixar as mãos livres e visíveis; não realizar movimentos bruscos; não tocar no policial; e manter uma distância mínima de um metro do policial. O descumprimento do disposto neste artigo sujeita o cidadão à pena de detenção - de três meses a um ano - e multa - explica o texto do deputado Bibo Nunes (PL-RS) e que foi relatado por Daniel Silveira (PTB-RJ).
- Não são raras as vezes que um suspeito, durante uma abordagem, age de maneira irracional e violenta, colocando em risco a integridade física dos policiais e das operações - acrescentou Bibo Nunes.

Silveira, que também é policial, concordou com o colega de Casa e disse que "o policial está 'adestrado' a abordar, mas o cidadão não está 'adestrado' a obedecer".

- O cidadão sabe dos direitos, mas não sabe dos deveres. Quando é abordado, ele acaba resistindo, porque não foi ensinado. E o policial não sabe com quem está lidando. Uma senhora de 80 anos pode ser uma traficante, pode estar armada. Peço a aprovação, porque toda vez que um policial tem que exceder, mesmo dentro do protocolo de uso de força, é usado pela mídia contra as forças policiais para colocar a culpa na polícia - completou Silveira.

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano