Brasil terá a maior cobertura 5G do mundo e operadoras pagarão por isso, afirma Fábio Faria

A tecnologia 5G começou a operar no Brasil, nesta quarta-feira (6). À princípio, somente no Distrito Federal.

Em termos práticos, o que o 5G significa? Velocidade de verdade e cobertura de ponta.

O teste feito na noite desta terça-feira (5) já concluiu que a rapidez do 5G é muito superior ao que utiliza-se no país atualmente.

- O Brasil é um país muito grande e que tem uma cobertura muito pequena de internet. Por exemplo, a Amazônia só tem cobertura de de 3% de internet. 97% da área da Amazônia não tem internet. Então, nós estamos partindo agora para termos o país com a maior cobertura do 5G stand-alone, que é o 5G puro, entre todos os países do mundo - explicou o Ministro das Comunicações, Fábio Faria.
- Nas 5.570 cidades, nas áreas urbanas, nós teremos o 5G. E nas áreas remotas, por exemplo, nas cidades do Nordeste, nas cidades do interior do Norte, muitas delas têm distritos que ficam a 5, 10, 15 quilômetros, então a gente priorizou o 4G. Então, área remota, área rural, 4G, área urbana, 5G - completou, acrescentando que, até o final de agosto, todas as 27 capitais do Brasil já estarão com a tecnologia 5G em funcionamento.

Para concorrer por cada um dos clientes, novas operadoras de telefonia e internet deverão surgir para disputar o mercado com as antigas: TIM, Claro e Vivo. Todas as empresas, no entanto, farão investimento próprio para se adequar a uma velocidade que atinja áreas remotas e seja rápida para download, vídeo e conversas.

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano

 

Mostrar comentários