Embaixadora da Venezuela diz que América Latina sofre "2ª onda da esquerda"

Maria Teresa Belandria, embaixadora da Venezuela no Brasil, foi a entrevistada do programa "Direto ao Ponto", da Jovem Pan, nesta segunda-feira (8).

A emissária não se omitiu em comentar temas polêmicos como a evolução da esquerda na América Latina e disse que a região sofre com a nova invertida desse poder político.

- Estamos no meio de uma segunda onda, mas acho que a população está votando por essa segunda onda acreditando que vai voltar na mesma virtude da primeira onda e não está entendendo que estamos em uma crise diferente. Por isso que os presidentes da esquerda não estão tendo êxito. Tem presidentes de esquerda vencendo eleição, mas não estão conseguindo gerir. Na Venezuela, tivemos dois presidentes que tiveram dois mandados diferentes (Chávez e Maduro). A população vota porque acredita que se esse presidente volta, vai ter os mesmos benefícios do passado. O mesmo acontece na América Latina. Estamos saindo de uma pandemia, uma crise gigante com uma guerra que vem subindo os preços e inflação - explicou.

A Venezuela, país que Belandria representa, sofre com uma grave crise econômica desde que Hugo Chávez (1954-2013) assumiu o poder em 1999. Com a morte do ditador, em 2013, Nicolás Maduro tomou o controle da nação e, hoje, 94,5% da população vivem na miséria. O governo é de esquerda.

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano