Brasileira fura o “clube do bolinha” e leva medalha de prata em física

A estudante do segundo ano do Ensino Médio, Alícia Duarte Silva, conquistou a medalha de prata em física na competição European Physics Olympiad (EuPhO) e foi a terceira melhor colocada entre as meninas na competição.

Por conta da disseminação da Covid-19, as provas foram realizadas online, nos dias 19 e 26 de junho, com a participação de 219 estudantes de 46 países.

- Estava muito nervosa. São dois dias de prova e saí sem saber bem como tinha ido. Fiquei na expectativa até a quarta-feira, quando saem as notas preliminares, que é possível questionar algum ponto da correção da prova - contou Alícia.
- Na quarta, eu me animei muito porque seria ouro. Mas, na sexta, no resultado oficial, por décimos, fiquei com a prata, o que é um excelente resultado - comemorou.

As provas continham os enunciados em inglês e, durante a realização do exame, os estudantes foram monitorados por uma câmera para evitar qualquer tipo de fraude.

Os alunos resolveram três questões teóricas para cinco horas de avaliação e dois experimentos complexos e diferentes para mais cinco horas.

- Passava até 14 horas estudantes desde que passei pela seletiva, participava das aulas especiais e fazia simulados - conta Alícia.

O professor de Física e mentor dela, Ronaldo Fogo, não esconde o orgulho que sente pela aluna.

- Alícia é uma menina muito focada, estudiosa, que desde cedo demonstrou talento para a área de física, quebrando furando a bolha machista da área de exatas - diz.
- Ela avançou tanto que, hoje, estuda com livros de física voltados para universitários e em inglês -

Foi a primeira vez na história da competição que uma menina, aos 16 anos, cursando a 2ª série, conquistou medalha de prata na EuPho. Por isso, o professor espera que ela seja inspiração para outras.

- Ela conseguiu destaque em um universo, majoritariamente, masculino. Outras alunas estão vendo o resultado de Alícia e ela se torna uma referência para as outras - acredita.

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano

Mostrar comentários