Ibama multa Instituto Onça-Pintada em R$ 452 mil por negligência em dezenas de mortes de animais ameaçados de extinção

No Instagram da ONG, Insituto Onça-Pintada o que não faltam são fotos fofas de animais dormindo, se aconchegando ou em momento engraçados. Mas, por trás dessa atmosfera amena, a rede social esconde uma realidade horripilante: a organização é acusada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) de não ter evitado a morte de, pelo menos, 72 animais que estavam sob sua guarda.

De acordo com o Ibama, morreram, nos últimos 7 anos, dezenas de animais que, segundo o governo, as perdas poderiam ter sido evitadas se os responsáveis nãoo tivessem sido negligentes.

O órgão descobriu que morreram 52 espécies de animal ameaçados de extinção. Alguns foram envenenados, outros picados por serpentes, espancados, predados. Enfim, um circo de horrores para um instituto que se dizia cuidar dos bichos e ainda pedia doações frequentemente nas redes sociais.

O Ibama, agora, corre contra o tempo para salvar a vida dos animais que estão no Instituto da Onça-Pintada e proibiu visitas ao local, recebimentos e reprodução dos animais até que a ONG seja considerada segura para a sobrevivência dos bichos que ela adota.

- O IOP não possui capacidade técnica e estrutural para manutenção de animais com segurança. Os animais ali mantidos estão sujeitos à ataques de predadores silvestres e de ratos sem que possam fugir ou se defender, pois estão presos. Também são imperitos em aproximar animais de outro de sua espécie sem fazê-lo com cautela e de forma gradual, o que culmina em morte decorrente de espancamento pelos demais. O controle de roedores é realizado de forma inadequada ou negligente, o que possibilita o acesso dos animais do plantel ao veneno e consequente morte por envenenamento - relatou o Ibama, em nota.

O dono da ONG, Leandro Silveira, que é biólogo, não se manifestou sobre o caso. mas, os advogados dele disseram que os animais estão em área rural "sujeitos às intempéries inerentes à existência em ambiente".

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano