Bolsonaro decreta luto de três dias por morte de Rainha Elizabeth II

O presidente Jair Bolsonaro (PL) decretou, nesta quinta-feira (8), luto oficial por três dias em virtude da morte da Rainha Elizabeth II, do Reino Unido.

A Rainha Elizabeth faleceu, nesta quinta-feira, aos 96 anos de idade, no Palácio de Balmoral, na Escócia, onde ela estava sendo cuidada; desde que veio apresentando problemas de locomoção, em outubro de 2021.

Elizabeth II esteve no trono por 70 anos e é considerada uma das monarcas mais longevas do mundo, perdendo apenas para o rei Bhumibol Adulyadej, da Tailândia, que liderou o país de 1946 a 2016.

O Itamaraty divulgou nota de pesar pelo falecimento da rainha e declarou luto oficial no Brasil.

- É declarado luto oficial em todo o país, pelo período de três dias, contado da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento da Sua Majestade a rainha Elizabeth II, do Reino Unido, da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte - informou o Governo.

Cerimônia fúnebre

A tradição da realeza estabelece que o funeral é responsabilidade do conde Marechal do Reino Unido. A cerimônia fúnebre deve ocorrer dez dias após a morte da rainha, em 18 de setembro.

O caixão saírá de Westminster Hall em direção à Abadia de Westminster e fará o percurso em uma carruagem de canhão puxada por marinheiros da Marinha Real. Serão disparados 21 tiros e todo o país deverá permanecer em silêncio por dois minutos. 

Justin Welby, atual arcebispo da Cantuária, conduzirá o evento na Abadia.

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano