Presidente do Chile se recusa a receber embaixador de Israel

O presidente do Chile, o esquerdista Gabriel Boric, se recusou a receber o embaixador de Israel, Gil Artzyeli, nesta quinta-feira (15), no Palácio de La Moneda.

Artzyeli havia sido convocado para entregar cartas credenciais ao ex-líder estudantil. Porém, ao chegar no local, ficou sabendo que o chefe de Estado não o receberia porque o encontro teria sido adiado.

O governo israelense atribui a negativa em receber o embaixador devido a ações do Exército do país em Gaza. O governo do Chile não nega, mas diz que não se trata de agravo.

- Não é que tenha sido suspenso, mas que foi solicitado adiar, uma vez que ocorreu um incidente com crianças em Gaza - alegaram as autoridades. Um adolescente palestino havia sido morto no mesmo dia da reunião, na Cisjordânia.

O episódio gerou uma tensão diplomática entre os dois países e o Ministério das Relações Exteriores de israel chegou a ligar para o embaixador chileno, Jorge Carvajal, para manifestar seu descontentamento com a situação.

Não há incidente parecido com este na história do Chile, em se tratando de política externa.

O país é considerado a maior comunidade palestina fora das fronteiras árabes. Estima-se que 500 mil descendentes vivem por lá.

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano