Delegados da PF denunciam Moraes por abuso de autoridade

Delegados da Polícia Federal denunciaram o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, ao Ministério Público Federal (MPF).

De acordo com a notícia-crime, Moraes e o delegado Fábio Alvarez Shor, diretor de Inteligência da PF, são acusados de abuso de autoridade em virtude da operação contra oito grandes empresários brasileiros.

Ao todo, 131 delegados assinaram o documento que foi encaminhado ao procurador-geral da República, Augusto Aras. Na petição, os investigadores afirmam que a fundamentação que levou à busca e apreensão nos endereços relacionados aos empresários é "inacreditavel" e não enquadraria ninguém em crime.

- Inaceitável o argumento, quando é sabido que tentar contra o Estado Democrático de Direito pressupõe violência ou grave ameaça (grifos), como prevê o artigo 359-M do Código Penal. Ora, inexistiu a violência! Quanto à grave ameaça, essa não saiu do campo da cogitação. Portanto, inexistente - afirmam os delegados.

O grupo ainda disse que a ação de Moraes com a ajuda de Shor teve "caráter nitidamente político-partidário" e pedem que a PGR tome providências sobre o assunto.

- Os requerentes solicitam que essa Procuradoria-Geral da República adote as providências cabíveis, em face da possível suspeição do ministro Alexandre de Moraes para o exercício de suas funções na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por lhe faltar a imparcialidade necessária para o exercício das atribuições inerentes ao cargo - acrescentaram, lembrando que a operação foi desencadeada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que é coordenador de campanha de Lula (PT), principal opositor de Jair Bolsonaro (PL).

Moraes retirou as redes sociais dos empresários. Uma delas, a do catarinense, Luciano Hang, tinha mais de 12 milhões de seguidores e era utilizada para divulgar a empresa e apoiar Bolsonaro.

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano