Se reeleito, Bolsonaro poderá propor ao Parlamento ampliar as vagas do STF de 11 para 16 ministros

O presidente Jair Bolsonaro (PL) conversava com jornalistas, nesta sexta-feira (7), quando comentou sobre a possibilidade de aumentar mais cinco cadeiras no Supremo Tribunal Federal (STF).

O presidente eleito em 2023 terá a chance de indicar mais dois ministros ao Supremo e, como a corte tem impedido o Governo Federal de trabalhar nos últimos quatro anos, os aliados sugeriram a Bolsonaro que ampliasse o número das cadeiras, indicasse nomes de confiança; para que tivesse a maioria nos plenários da casa e, assim, pudesse administrar o país com mais segurança jurídica.

- Já chegou gente que apresentou: ‘passa para mais cinco’. Eu não posso passar para mais cinco. Se quiser passar, tem que conversar com o Parlamento. Se discute depois das eleições - explicou.
- A proposta não é de hoje, há muito tempo outros presidentes pensaram em fazer isso da - acrescentou.

Hoje, dos 11 ministros que compõem a Suprema corte, apenas dois foram indicados por Bolsonaro, um por FHC e todos os outros pelas gestões do PT-MDB.

Até agosto de 2021, o STF já tinha tomado 123 decisões que interferiam na governabilidade da presidência da República. Nunca antes a corte havia trabalhado desta forma com outros chefes de Estado.

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano