VÍDEO: Depois de mudar a constituição do país, Xi Jinping vai para o 3º mandato

Após mudar a constituição da China, ao que tudo indica, Xi Jinping, vai mesmo para o terceiro mandato de cinco anos.

Meses atrás, antes do Partido Comunista se reunir, neste sábado (22), para dizer que indicaria, Xi Jinping agiu mais rápido. Com braço de ferro, ele mudou a regra do país que impedia pessoas com mais de 68 anos de idade e dois mandatos de se eleger novamente.

Xi Jinping, como todos sabem, tem 69 anos e comanda a China há 10 anos, mas ele não estava disposto a deixar o cargo. Muito pelo contrário, ele planeja ditando as regras no país, pelo menos, até 2032. Mas, para isso, ele precisa retirar do seu encalço antigos aliados. Assim, o ex-presidente Hu Jintao, de 79 anos, que sentava ao lado dele no encontro de ontem, foi escoltado para fora da sala quando tentou falar algo. O ex-primeiro-ministro Li Keqiang e o ex-chefe do Partido Comunista, Guangdong Wang Yang também são cartas fora do baralho.

De uma vez só, Xi Jinping mostra quem manda nessa ditadura. Ele não está disposto a dividir o poder e, muito menos, ouvir adversários. Neste domingo (23), quando ele entrar no Grande Salão do Povo, uma sala feita para jornalistas, vai ficar  parecendo que sua escolha foi "democrática", mas os chineses e o líder do país sabem muito bem quem manda por lá.

Assista:

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano