Prefeito de Gramado responde às críticas de Eduardo Bueno à Serra Gaúcha: "Diferentemente dele, seguiremos emanando amor e elegância"

O escritor gaúcho Eduardo Bueno causou polêmica ao comentar sobre a Serra Gaúcha e seus moradores, um dia após o segundo turno das eleições do Brasil.

 A rixa de Bueno com a cidade foi em virtude da maioria dos habitantes de Gramado ter votado no ex-Ministro Onyx Lorenzoni para governador do Estado. 

- Vocês têm que pegar Covid - bradou o escritor, "indignado" com a votação para o conservador.

Em resposta aos ataques de fúria do jornalista, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, se manifestou em nota.

- Recentemente, Gramado e a Serra Gaúcha foram citadas com sarcasmo pelo jornalista Eduardo Pena que, embora tenha como característica o humor ácido, extrapolou seu direito de expressão ao chamar o nosso povo e nossas tradições de bregas, retrógrados e ridículos. 
A fala é carregada de preconceito a um povo trabalhador, empreendedor e acolhedor que, com seu trabalho, alçou a Serra Gaúcha, especialmente Gramado, ao segundo destino turístico mais visitado do país. 
É de Gramado a maior festa de Natal do mundo e o Festival de Cinema que, em 2022, completou 50 anos ininterruptos.
Gramado é reconhecida por lei como a Capital Nacional do Chocolate Artesanal e do Cinema Brasileiro. 
Recebemos cerca de seis milhões de turistas ao ano e todos são bem-vindos, independente de seu poder aquisitivo. 
O estilo construtivo de Gramado tem no bávaro o resgate da nossa história, dos nossos imigrantes, daqueles que iniciaram o desenvolvimento da pequena vila tornando-a uma das cidades mais desejadas e, pelo teor do vídeo, (uma das mais) invejadas do Brasil. 
Na década de 1980, esse estilo foi estimulado, inclusive com incentivos fiscais, justamente para resgatar e manter o que há de mais importante para um povo: a sua história. Mas, também temos o estilo açoriano e italiano, o que certamente o referido escritor sabe, visto ser um conhecedor da história gaúcha. 
Gramado é sinônimo de sucesso turístico e isso se deve ao seu povo que, ao contrário dos adjetivos proferidos, é elegante no trato e visionário nos negócios. Não à toa somos uma economia grandiosa e oitenta por cento dos que desembarcam no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, tem como destino a nossa cidade. 
O povo da Serra, especialmente os gramadenses, estão ofendidos com a fala sarcástica do jornalista Eduardo Pena e repudiam veemente a sua conduta. Diferentemente dele, seguiremos emanando amor e elegância e fazendo com que nossa cidade seja cada vez mais pujante econômica e socialmente, o que orgulha o Rio Grande do Sul -

Após a polêmica e o furor da internet, Eduardo Bueno gravou outro vídeo pedindo desculpas à região da Serra.

- No fulgor, no delírio, na loucura que foram essas eleições, eu me excedi por completo e gravei aqui, nesse Instagram, graves acusações a essas duas regiões que cotaram majoritariamente em um caminho de Brasil na qual, de fato, não acredito. Foi um excesso. Foi um erro, especialmente por causa da generalização -
- Estou aqui para pedir desculpas porque ofendi muita gente que gosto, admiro e respeito -
- (...) Foram ofensas desnecessárias. Não contribuem para nada na construção de um país melhor - admitiu o militante esquerdista.

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano