Transição de Lula vai liberar acesso a recursos da Lei Rouanet

O grupo de transição da Cultura do presidente eleito, Lula (PT), promete fazer jorrar recursos públicos para a classe artística.

Nesta quinta-feira (24), o ex-ministro da pasta, Juca Ferreira, adiantou que a nova gestão do PT vai sugerir o aumento do limite permitido para cada artista ou empresa.

Em outras palavras, significa dizer que artistas iniciantes e consagrados poderão voltar a solicitar valores elevados para suas apresentações ou projetos.

Em 2019, quando iniciou seu governo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) impôs um limite aos pedidos em virtude da "sangria" constatada em auditorias, que reveleram os projetos não prestarem contas dos valores recebidos. Em muitos casos, não se tinha nem certeza de que as ações haviam sido executadas.

Ferreira, que conta com a ajuda das artistas esquerdistas, Lucélia Santos e Margareth Menezes, e dos parlamentares Alexandre Frota (PSDB-SP) e Benedita da Silva (PT-RJ), já adiantou que os limites para captação dos investimentos aumentará, tanto na Lei Rouanet quanto no Fundo Setorial Audiovisual.

- (...) É certo que vamos desobstruir tanto a Lei Rouanet como o FSA - avisou.

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano