Terceiro maior banco privado do Brasil projeta PIB do Rio Grande do Sul para 2023

O Santander, o terceiro maior banco privado do Brasil, projetou o Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul em 2022 com crescimento de 1,3%. Em 2023, deve cair 0,1%.

A instituição financeira avalia que o destaque vai para a recuperação dos serviços que melhorou muito, apesar dos anos de lockdown da pandemia e alerta para o impacto da estiagem no setor agrícola. Por isso, este ano o estado gaúcho ficou na frente em crescimento apenas de Pernambuco (+1%), Tocantins (+1%), Bahia (+0,4%), Pará (0%) e Maranhão (0%).

Para 2023, no entanto, as projeções são mais positivas porque o volume de chuvas na região deve aumentar. Mas, na indústria a atenção terá que ser redobrada para não ter alta na cadeia produtiva muito prejudicada se houver aumento dos valores de insumos, que pode desacelerar o setor.

Projeções por setor no RS:

2023

Agropecuária: +4%

Indústria: -1,5%

Serviços: -0,3%

O PIB da Região Sul é composto por três estados: Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. E os setores que mais contribuem para o rendimento são os Serviços, seguido de Indústria e Agropecuária.

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano