Município de Igrejinha recebe prêmio de Melhor Sustentabilidade do Brasil

Foi divulgado na noite desta quarta-feira (30) o resultado do Prêmio Band Cidades Excelentes 2022, que deu à cidade de Igrejinha o reconhecimento de Melhor Sustentabilidade do Brasil na categoria de 30 a 100 mil habitantes. A cerimônia aconteceu em Brasília e reuniu gestores públicos de todo o país.

Para chegar ao resultado, as mais de 5 mil cidades do Brasil foram avaliadas em critérios como condições ambientais urbanas, atendimento à coleta seletiva urbana, recuperação de materiais recicláveis, perdas na distribuição de água, percentual de veículos com baixa emissão de poluentes, concentração de focos de calor, emissão de gases de efeito estufa por habitante, gestão de riscos e desastres e impacto ambiental.

Foram diversos os projetos e investimentos realizados ao longo do ano para que resultados como este fossem possíveis, entre eles as atividades do Centro de Reciclagem de Resíduos (ecoponto); a instalação de placas solares em todas as escolas da rede municipal de ensino de Igrejinha; a substituição de lâmpadas tradicionais por lâmpadas com a tecnologia de LED em toda a zona urbana do município; serviços prestados no Centro de Castrações e Atendimentos aos animais de Rua (castra fixo); desassoreamento do Rio Paranhana como medida de prevenção de desastres; entre outros.

O Secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Igrejinha, Jeferson Corá, comemorou o resultado do concurso e dedicou o sucesso da iniciativa à colaboração dos servidores e da população.

- Saber que nossas ações são referências para o país todo demonstra mais uma vez que Igrejinha segue sendo uma cidade modelo - festejou.

O instrumento usado na avaliação dos critérios é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país. A análise é feita a partir de uma ferramenta baseada na Inteligência Artificial que, a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final, analisando 41 indicadores, que são auditados de forma independente.

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano