Ex-executivos da Marcopolo criam startup e lançam fábrica de furgões elétricos em Caxias do Sul

Apenas em 2022, quase 51 mil furgões elétricos já foram vendidos no Brasil. Esse é um mercado que está em pleno vapor porque podem ser usados tantos em viagens e levar passageiros quanto para o manejo de cargas leves.

Hoje, há 10 opções de automóveis desse tipo no país e, pensando nesse nicho, alguns ex-executivos da Marcopolo decidiram que sairiam da empresa para criar a sua própria fábrica, a Arrow Mobility, que está sediada em Caxias do Sul, a segunda maior cidade do Rio Grande do Sul.

A startup tem pouco tempo de atuação na Serra Gaúcha. Foi criada em 2021, mas já tem 100 pedidos de encomendas, que começarão a ser entregues no primeiro semestre do ano que vem. E os planos para o futuro são grandiosos, já que a fábrica pretende chegar em 2025 produzindo, pelo menos, 2 mil unidades, que serão direcionadas - em boa parte - para companhias de varejo e empresas do e-commerce.

O Arrow One, por enquanto, é o único furgão elétrico fabricado no Brasil com a maioria dos seus componentes também nacionais. Apenas baterias e outros itens eletrônicos são importados. Esses carros também não emitem CO2 e têm autonomia para rodar por até 270 quilômetros.

- Leva menos de três horas para (a bateria) ser totalmente carregada - acrescenta um dos sócios da empresa, Julio Balbinot.

O executivo explica que a Arrow Mobility passou muito tempo trabalhando no formato perfeito que o veículo teria e que, ao final das pesquisas feitas, finalizaram o modelo do carro para realizar o transporte de pessoas e também o de cargas para entregas. O resultado foi que inseriram uma espécie de gaveta, o One Shot Loader, que reduz o tempo da entrega e diminui a mão de obra envolvida no serviço.

- Antes de desenvolver o projeto, estudamos o mercado de transporte de carga urbano para entender os gargalos e necessidades do setor. Um deles era a necessidade de otimizar a utilização do veículo. Por isso, nosso projeto é tão versátil e moderno - explica, acrescentando como o Arrow One funciona.
- Quando o veículo chega ao centro de distribuição, o dispositivo (One Shot Loader) é colocado inteiro dentro da van, que sai, imediatamente, para a entrega. Otimiza tempo e mão de obra - esclarece Balbinot. 

Uma das únicas desvantagens do furgão elétrico, no entanto, é que, por receber ainda pouco incentivo governamental, esses automóveis custam um pouco mais caro que os movidos a combustível fóssil. Porém, a longo prazo, o consumo compensa o investimento inicial.

- Com todas as tecnologias do Arrow One, o ganho de produtividade é de cerca de 50%, com um custo energético 80% menor, se comparado a um veículo tradicional - completa Balbinot.

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