Prefeitura de Nova Prata tenta barrar infestação de cochonilhas em Jacarandás: "Nunca vista antes"

A Secretaria de Urbanismo, Ambiente e Mobilidade Urbana de Nova Prata, no Rio Grande do Sul, emitiu uma nota, no final de novembro, alertando a população sobre a infestação de cochonilhas em Jacarandás do centro da cidade.

O que era pra ser combatido rapidamente está se tornando uma dor de cabeça pro cidadão e pras autoridades. É que os jacarandás enfeitam uma das principais vias de Nova Prata, a Avenida Borges de Medeiros, e as cochonilhas do gênero Ceroplastes, mais conhecidas como cochonilha de cera, só podem ser controladas com aplicação de inseticida associado a óleo mineral. Porém, não é permitido o uso de agrotóxicos em áreas urbanas de livre circulação.

- O ataque ocorre nos ramos e folhas mais novas e podem enfraquecer a planta e, nos casos mais severos, causar a morte de ramos ou mesmo da planta. Estão sendo relatados, e foi observada, uma intensa proliferação deste inseto nunca antes vista - diz nota da Secretaria.

Por enquanto, a prefeitura tenta conter a praga retirando mecanicamente os ramos contaminados. Mas, espera que outros insetos, como joaninhas e vespinhas parasitoides, se multipliquem e devorem os sugadores de plantas.

Veja a íntegra da nota:

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano