Santa Cruz do Sul é a cidade gaúcha que mais avança em participação do PIB

A cidade de Santa Cruz do Sul foi a que mais avançou no ranking da 10 maiores economias gaúchas de 2020. A lista foi elaborada pelo Departamento de Economia e Estatística vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (DEE/SPGG), em parceria com o IBGE, e divulgada na sexta-feira (16).

Além de Santa Cruz do Sul, Passo Fundo (do 7º para o 6º lugar) e Pelotas (do 10º para o 9º) também ganharam postos no topo do ranking estadual ainda que no primeiro ano da pandemia da Covid-19. 

Em 2020, Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Gravataí, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Rio Grande, São Leopoldo, Pelotas e Novo Hamburgo permanceram as cidades que mais cresceram, nessa mesma ordem da lista, ocupando assim o ranking das 10 maiores economias do RS. Se comparadas com o ano anterior, a lista dos municípios também não alterou. Apenas algumas cidades mudaram de posições.

- São municípios com economias consolidadas e pujantes, alicerçadas, fundamentalmente, nos serviços e, principalmente nos casos de Caxias do Sul, Canoas, Gravataí, Santa Cruz do Sul, Rio Grande, São Leopoldo e Novo Hamburgo, também na indústria de transformação - destaca o economista Martinho Lazzari, da Divisão de Análise Econômica do DEE.

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano