Câncer poderá ser detectado em duas gotas de sangue

A biotech israelense Sight Diagnostics juntamente com o Hospital Shaare Zedek desenvolvem um método que vai permitir a detecção precoce de câncer por meio de um exame de sangue. O teste captura mais de mil imagens detalhadas com apenas duas gotas de sangue e interpreta as representações com a ajuda de inteligência artificial. Os pesquisadores acreditam que, assim, poderão identificar os linfócitos que indicam a existência de um câncer.

A maior dificuldade encontrada pelos pesquisadores, até o momento, está na dificuldade de diferenciar os vários tipos de linfócitos que, por sinal, são muito parecidos.

- As células brancas do sangue são as responsáveis por nos proteger. Linfócitos representam de 20 a 40% de todas as células brancas. Quando o corpo sente algum tipo de infecção, elas entram em ação e se tornam reativas - explica Barak Bringoltz, da Sight Diagnostics.

O grande problema é que, quando as células brancas reagem, tornam-se parecidas com linfócitos malignos e isso pode indicar leucemia, linfoma, mieloma e outras formas de câncer no sangue.

O sistema está em fase final de aprimoramento e os primeiros resultados práticos estarão disponíveis num prazo de seis a oito meses.

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano

Mostrar comentários