FUMSSAR alerta sobre “Síndrome do Final de Ano”. Você sabe o que é isso??

Após a ocorrência da pandemia da Covid-19, o cuidado com a saúde mental é uma das áreas da saúde pública que mais tem crescido a demanda de atendimentos nos últimos anos e a tendência, conforme indicam estudos, é que o número siga siga aumentando. 

Nesse sentido, a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa, pertencente à Prefeitura da cidade gaúcha, tem atuado na oferta de um atendimento humanizado por meio dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e faz um alerta importante para a frequência da “Síndrome do final de ano”. Mas, você sabe o que quer dizer isso??

A temporada de festas de final de ano e o reencontro com a família e parentes distantes pode parecer inocente ou inofensivo mas significa fazer uma recaptulação das experiências e das realizações do último ano. Quando as expectativas ao longo dos meses, foram frustradas pelos obstáculos, essa análise do tempo perdido é sempre avaliada de forma negativa, com pessimismo, muita tristeza e estresse.

Esse é o exemplo de muitos jovens, que voltam para casa nas férias depois de morar longe, dizem que enfrentam reencontros nada amigáveis e cobranças sem medidas nas festas natalinas. E alguns chegam a apresentar várias síndromes como a do pânico.

A Gerente da Rede de Atenção Psicossocial da FUMSSAR, a psicóloga Flávia Albuquerque, confirma que os casos de depressão e ansiedade aumentam de fato em épocas das festas de final de ano e da virada.

- Desde a pandemia, as pessoas criaram uma rotina de menos convivência e socialização, o que pode levar ao isolamento social, sintomas de ansiedade generalizada, pânico, entre outros - explica, soltando dicas importantes para quem vai visitar a família nas férias: evitar confrontos e conflitos e aproveitar o tempo para sonhar com novos objetivos para o ano vindouro e cheio de possibilidades.

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano