Guarda Municipal monitora captações irregulares no Rio Gravataí e fiscaliza uso excessivo de água

Em virtude de Decreto 20.241/2022, que estabelece as diretrizes municipais para a racionalização e combate ao desperdício de água em Gravataí, a Guarda Municipal (GM) tem monitorado o entorno do Rio Gravataí em busca de possíveis captações irregulares de água e fiscalizado as zonas urbanas para que não haja desperdícios. 

Quem for flagrado desperdiçando água será, em um primeiro momento, advertido e, caso pratique o mesmo ato uma segunda vez, multado em até R$ 2.835. Até esta quarta-feira (4), nenhuma irregularidade havia sido flagrada pelos agentes.

O período compreendido entre 15 de novembro e 30 de março do ano seguinte requer atenção dos moradores quanto ao consumo consciente do recurso hídrico devido à escassez de chuvas na região. E, por isso, nesses meses, são intensificadas as campanhas em prol do uso adequado da água, tanto da comunidade quanto da iniciativa privada e pública.  

Segundo o decreto, são consideradas infrações: manter instalações hidráulicas, da rede pública ou particular, com vazamentos e fazer uso de mangueira, lava jato e outros similares.

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano