Calor, estiagem e queimadas tornam mais comum a presença de animais silvestres em área urbana

As altas temperaturas registradas em Uruguaiana nos últimos meses, aliadas à forte estiagem que atinge a região e às queimadas que restringem ainda mais a busca por alimentos dentro de seus próprios habitats são algumas das causas da aparição de animais silvestres no perímetro urbano da cidade. Na semana passada, a presença de um Tamanduá, em área central do município, chamou a atenção e curiosidade da população para essa nova situação.

Conforme explicou o biólogo Maykol Garcia Goulart, secretário municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem Estar Animal (SEMAS), todos esses fatores são preponderantes para causar a presença mais constante de animais silvestres em áreas mais próximas da cidade. Agora, uma outra questão que contribui para o aparecimento de animais silvestres é a expansão urbana que, além de diminuir o habitat e fonte de alimento dos bichos, diminui a distância entre esses dois mundos antagônicos.

- Especificamente relacionado à Uruguaiana, também temos o rio que circunda a cidade e proporciona uma população ainda maior de animais silvestres dentro desse circuito; o que gera a possibilidade crescente desses espécimes saírem de seus ambientes em busca de alimentação - explicou.
- E não podemos esquecer que estes animais, devido a presença do ser humano mais comum em alguns dos seus habitats, acabam por conviverem mais à vontade no ambiente urbano - acrescentou, esclarecendo que o convívio com o ser humano está alterando a dieta principal dos animais e acarretando em desequilíbrio na cadeia alimentar.

Entre os animais mais vistos em Uruguaiana, estao o gambá e as cobras.

- Esses fenômenos ocorrem também pelas conversões de campos (bioma pampa) em lavouras, o que altera o ambiente natural desses animais - observa.

Caso encontre alguma animal silvestre, o importante é comunicar aos órgãos responsáveis para que ocorra o recolhimento seguro e destinação correta. 

Patrulha Ambiental (3413 1249), o Corpo de Bombeiros (193) ou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (3911 3027).

 

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano