Turismo internacional no Brasil registra crescimento de quase 500% em 2022

Um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo apontou que mais de 3,63 milhões de turistas internacionais chegaram ao Brasil em 2022. Esse número equivale a um crescimento de quase 500%, se comparado ao ano anterior, quando foram contabilizados apenas 745,8 mil viajantes do exterior.  

Entre os turistas que mais visitaram o Brasil no ano passado, os argentinos lideraram o ranking dos que pisaram em solo brasileiro com, exatamente, 1.032.762 viajantes. Os norte-americanos vieram em segundo lugar, com 441.007 e os paraguaios, em terceiro, com 308.234.

Apesar do índice expressivo, a pasta alerta que o número de visitantes estrangeiros no Brasil ainda está 43% abaixo do que o patamar registrado no período pré-pandemia. Mas, o Ministério acredita que a pequena adesão ainda é reflexo da pandemia da Covid-19, que atingiu vários países do mundo e desestruturou as economias.

A expectativa, de acordo com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), é a de que o setor cresça 53,6% em 2023.

No Brasil, o turismo emprega em torno de 7 milhões de pessoas, desenvolve a economia local e funciona como uma fonte de renda relevante no orçamento de Estados e municípios.

Além disso, o turismo contribui com 8,1% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, ficando atrás somente do agronegócio, da mineração e da indústria automotiva.

Já em relação ao turismo no planeta, o Brasil, por ter muitas belezas naturais e clima tropical, fica com 6,4% do PIB mundial no setor, de acordo com o relatório anual do World Travel & Tourism Council (WTTC).

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano