FIERGS alerta sobre cenário adverso na indústria do Rio Grande do Sul

Segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), o Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS) de fevereiro registrou estabilidade pequena de 0,1%, comparado ao início fatídico deste ano, quando a queda foi de 3,8%.

- Esta acomodação não altera a trajetória claramente declinante observada desde setembro último, mesmo operando em patamares elevados se considerarmos o período pré-pandemia - explica o presidente da Fiergs, Gilberto Porcello Petry.

Em virtude do cenário econômico instável, desaceleração da economia galopante, queda na demanda e juros altos, é bem possível que o estado gaúcho feche o ano com níveis não muito bons na indústria.

- Somente uma agenda fiscal crível para equilibrar as contas públicas, que ajude o Banco Central a iniciar uma redução dos juros, pode gerar um choque positivo capaz de mudar esse quadro - destaca Petry.

A industrial do RS pontuou perdas consideráveis em 10 dos 16 setores pesquisados. Produtos de metal (8,4%), Metalurgia (20,6%), Veículos (2%) foram os mercados mais afetados.

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano