USP abre edital para bolsas de pós-doutorado, mas só pesquisadores negros podem participar

Estudiosos negros de todo o Brasil podem se inscrever no Edital Bolsas de Pós-Doutorado para Pesquisadoras e Pesquisadores Negros. 

São ofertadas 50 bolsas no valor de R$ 8.479,20 mensais para o programa que tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogado uma única vez pelo mesmo período.

Só estão aptos para se inscrever, candidatos brasileiros com doutorado concluído e traços fenotípicos que o caracterizem como de cor preta ou parda.

A instituição alega que discriminar a cor dos estudantes é necessária para "diversificação racial do contingente de pós-doutores".

Projetos que ampliem a ressignificação de temas, problemas e abordagens relacionados a todas as áreas do conhecimento serão bem-vindos. Mas, ainda haverá outras fases como a avaliação do Plano de Trabalho (por mérito acadêmico e avanço do conhecimento em sua área de incidência) e análise curricular/experiência na área escolhida para desenvolvimento do projeto.

Fora o valor de mais de R$ 8 mil pela bolsa, os pós-doutorandos ainda têm direito a 10% a mais para utilizar em diárias e passagens aéreas, inscrição em eventos, publicação de artigos e compra de material de consumo para pesquisa.

A inscrição pode ser feita até o dia 10 de maio, na página da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento.

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano