Felipe Massa vai acionar a Justiça contra um dos maiores escândalos da história da Fórmula 1

No ano de 2008, um dos casos mais polêmicos da história aconteceu dentro da Fórmula 1.

Uma suposta "conspiração" tirou o título mundial do então piloto da Ferrari, o brasileiro Felipe Massa, naquela temporada.

Informações que surgiram na última quinta-feira (17) dão conta de que os advogados do ex-piloto iniciaram uma ação legal contra os chefes da Fórmula 1 e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Massa busca reparação de danos substanciais resultantes da suposta "conspiração".

Uma carta formal, que é um aviso legal obrigatório antes que o processo judicial possa ser iniciado, foi endereçada ao presidente-executivo da Fórmula 1, Stefano Domenicali, e ao presidente da FIA, que tem sede em Paris, Mohammed Ben Sulayem.

O documento diz que Massa perdeu dezenas de milhões de euros em ganhos e bônus como resultado do acidente deliberado de outro piloto no Grande Prêmio de Singapura de 2008, que foi supostamente encoberto antes de se tornar um escândalo em 2009.

O acidente custou a Massa pontos vitais em uma temporada em que ele acabou perdendo o título por um único ponto para Lewis Hamilton, então na McLaren.

"Simplificando, o senhor Massa é o legítimo campeão de pilotos de 2008, e a F1 e a FIA deliberadamente ignoraram a má conduta que tirou dele aquele título", diz a carta.
"O senhor Massa é incapaz de quantificar totalmente suas perdas neste estágio, mas estima que elas provavelmente ultrapassarão dezenas de milhões de euros". 
"Este valor não cobre as graves perdas morais e de reputação sofridas pelo senhor Massa."

O acidente em questão aconteceu com piloto da Renault Nelson Piquet Jr.

A ação dura de Felipe Massa acontece pois, em março, o ex-chefe da F1 Bernie Ecclestone disse que ele e o ex-presidente da FIA, Max Mosley, sabiam em 2008 que o acidente foi deliberado, mas não agiram.

Massa liderava o Grande Prêmio de Cingapura de 2008 quando Piquet Jr. bateu sua Renault no muro na volta 14 da corrida de 61 voltas. A batida acionou o safety car e beneficiou o então companheiro de Piquet Jr., o espanhol Fernando Alonso, que venceu a corrida. Massa não conseguiu pontuar após um pitstop problemático. Piquet Jr. revelou em 2009 que havia sido instruído a bater pelos chefes da equipe Renault, que foram posteriormente banidos. 

O escândalo foi apelidado de "crashgate" e tornou-se um dos maiores da história do automobilismo.

"Se as pessoas mais importantes da Fórmula 1 e da FIA sabiam em 2008 e não fizeram nada, você acha que isso foi justo? Não foi justo", disse Felipe Massa.

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