Em fala irresponsável, Luiz Marinho demonstra ignorar como funciona o mercado de trabalho

O Ministro do Trabalho Luiz Marinho recentemente causou um alvoroço ao declarar que se a Uber quiser sair do Brasil, "o problema é só da Uber". Essa afirmação, no mínimo irresponsável, merece uma análise mais aprofundada e crítica. 

A simples ideia de que a saída de uma empresa como a Uber do mercado brasileiro não teria repercussões significativas é uma visão simplista e equivocada da economia, assim como ignora a realidade que afeta a vida cotidiana dos brasileiros.

Em primeiro lugar, é fundamental compreender a importância da concorrência em qualquer mercado. Quando uma empresa de grande porte como a Uber sai de um setor, isso resulta em menos opções para os consumidores. Em termos econômicos, isso leva a uma diminuição da competição, o que, por sua vez, pode levar ao aumento dos preços para os consumidores finais. Em um país onde o transporte é um custo básico na vida das pessoas, qualquer aumento nos preços pode impactar significativamente a qualidade de vida dos cidadãos.

Além disso, a saída da Uber do Brasil teria implicações sérias no mercado de trabalho. Muitos brasileiros dependem da Uber como fonte de renda, seja como motoristas ou entregadores. A empresa proporcionou uma oportunidade de emprego flexível para muitos, permitindo que pessoas ganhem dinheiro extra ou mantenham suas famílias com uma renda estável. A declaração do Ministro do Trabalho sugere que essa considerável parte da força de trabalho pode ficar desamparada se a Uber decidir encerrar suas operações no país.

A sugestão do Ministro de criar um aplicativo dos Correios para competir com a Uber é, no mínimo, ingênua. Criar uma alternativa viável e eficaz para uma empresa global como a Uber requer uma infraestrutura, tecnologia e investimento substanciais, algo que os Correios podem não ser capazes de oferecer. Além disso, a competição saudável é benéfica para os consumidores, incentivando as empresas a melhorar seus serviços e preços. Retirar uma grande concorrente como a Uber pode eliminar esse estímulo.

Por fim, a possível saída da Uber do Brasil também teria um impacto direto nas áreas urbanas, afetando a mobilidade das pessoas e potencialmente causando um declínio na qualidade de vida. Muitos brasileiros dependem da Uber para chegar ao trabalho, à escola e a outras atividades essenciais. A falta de alternativas eficientes e acessíveis de transporte pode levar a atrasos, inconveniências e até mesmo a perda de oportunidades de emprego.

Em resumo, a afirmação do Ministro do Trabalho de que "se a Uber quiser sair do Brasil, o problema é dela" é uma simplificação perigosa e irresponsável da realidade econômica e social. A saída da Uber teria implicações significativas para a concorrência, o emprego e a mobilidade das pessoas. Em vez de ignorar esses impactos, é crucial que o governo e as autoridades considerem seriamente as consequências de tais decisões para o bem-estar da população brasileira. Afinal, o problema não é "só da Uber", é de todos os brasileiros que dependem de um mercado de transporte acessível, eficiente e competitivo

Autor: Roberto Ozigno - Empresário

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