Focos de incêndio aumentam 147% no Amazonas e Manaus fica em meio à fumaça (VÍDEO)

Em um cenário bastante preocupante, o estado do Amazonas constatou 1.664 focos de fogo ativos até essa quinta-feira (12).

Um crescimento de 147% no mês de outubro se comparado com o mesmo mês de 2022. 

A identificação foi feita por satélite, informou nesta sexta-feira (13). o Ministério de Meio Ambiente (MMA). 

Para ajudar a controlar a situação, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vai mandar reforço de 149 brigadistas para o Amazonas. Com isso, 289 brigadistas do Ibama devem atuar contra os focos de fogo.

Na avaliação da pasta, o desmatamento acumulado no estado, a influência do fenômeno El Niño e as mudanças climáticas agravaram a seca no Amazonas neste ano. Os municípios amazonenses em situação mais crítica são os de Autazes, com 141 focos de fogo, seguido por Careiro com 110.

Uma das áreas mais atingidas, sob fumaça há mais de 72 horas é a região metropolitana de Manaus (AM), com o ar extremamente poluído. 
“A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a qualidade do ar, no máximo, não ultrapasse 20 microgramas por metro cúbico (µg/m³) e hoje estamos com Manaus com 225 µg/m³, então a situação é bem grave”, afirmou o presidente do Ibama, Ricardo Coutinho.

A Fiocruz recomenda que a população use máscara em Manaus.

Até o momento, 55 municípios já declararam situação de emergência e outros 5 estão em alertas e devem entrar em emergência nos próximos dias. Há previsão de disponibilização de R$ 30 milhões para os municípios prioritários do Amazonas, e mais R$ 35 milhões do Fundo Amazônia para prevenção e combate a incêndios na região.

Nas redes sociais, diversos vídeos gravados pelos manauaras mostram a terrível situação.

Nota da Redação

O atual governo, com Lula e Marina, havia jurado que teria controle sobre as queimadas e o desmatamento, garantindo que a redução seria drástica em relação ao que se via no país nos governos anteriores - incluindo as próprias gestões do PT, quando os números bateram recordes históricos.

Parece que esta é só mais uma das muitas promessas de campanha que não serão cumpridas.

Enquanto a velha mídia segue em silêncio sobre esta situação, para não prejudicar seu 'velho parceiro com verbas milionárias de propaganda', alguém terá que pagar o pato.

Não será surpresa se mais um ministério ficar com cadeira vaga para ser oferecida ao Centrão.

Marina é a bola da vez!

Confira os vídeos:

https://twitter.com/nero_dossantos/status/1712779847825584534

https://twitter.com/EliseWilshaw/status/1712805062261506345

https://twitter.com/EliseWilshaw/status/1712805921980600373

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano