Equador elege o liberal Daniel Noboa

O empresário Daniel Noboa, de 35 anos, venceu o segundo turno das eleições presidenciais deste domingo (15). Ele completará o mandato de Guillermo Lasso e se tornará, portanto, o chefe de Estado mais jovem da história do país.

Noboa conseguiu 52,30% dos votos, apuradas 92,98% das urnas apuradas, garantindo, assim, o posto no comando do país. Noboa, filho de um dos homens mais ricos do país, Álvaro Noboa, tem uma experiência curta na política. Foram apenas dois anos como deputado na Assembleia Nacional.

"Hoje fizemos história, as famílias equatorianas elegeram um Novo Equador, elegeram um país com segurança e emprego. Lutemos por um país de realidades, onde as promessas não acabam na campanha e a corrupção seja castigada. Obrigado, Equador", disse o jovem presidente de direita e com uma agenda econômica liberal.

Noboa assumirá em dezembro, em dia ainda não está definido, com mandato até o final de 2025.

Ele vai enfrentar um cenário de muita insegurança por causa do avanço do crime organizado, tráfico de drogas e altos níveis de pobreza e desemprego, deixados pelos governos anteriores, de esquerda.

O certo é que após um breve 'deslize', o mundo parece ter percebido que a guinada à direita deve continuar e permanecer.

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano