URGENTE: Abin se manifesta sobre prisão de servidores

Como noticiado agora há pouco em O Republicano, a Polícia Federal cumpriu, na manhã desta sexta-feira (20), uma série de mandados de busca e apreensão e a prisão de dois servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

A acusação é de uso indevido de um sistema de GPS (geolocalizador) para invasão de aparelhos celulares.

A Abin acaba de emitir uma nota oficial, com mais esclarecimentos e afirmando que está colaborando com as investigações.

Uma informação do comunicado, entretanto, confirma que a data em que o sistema foi utilizado ilegalmente é anterior a 2021.

Nesta época, o atual deputado federal, delegado Alexandre Ramagem, dirigia o órgão.

Confira a íntegra da Nota:

A  Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) informa que, em 23 de fevereiro de 2023, a Corregedoria-Geral da ABIN concluiu Correição Extraordinária para verificar a regularidade do uso de sistema de geolocalização adquirido pelo órgão em dezembro de 2018.
A partir das conclusões dessa correição, foi instaurada sindicância investigativa em 21 de março de 2023. Desde então, as informações apuradas nessa sindicância interna vêm sendo repassadas pela ABIN para os órgãos competentes, como Polícia Federal e Supremo Tribunal Federal.
Todas as requisições da Policia Federal e do Supremo Tribunal Federal foram integralmete atendidas pela ABIN. A Agência colaborou com as autoridades competentes desde o início das apurações.
A ABIN vem cumprindo as decisões judiciais, incluindo as expedidas na manhã desta sexta-feira (20). Foram afastados cautelarmente os servidores investigados.
A Agência reitera que a ferramenta deixou de ser utilizada em maio de 2021. A atual gestão e os servidores da ABIN reafirmam o compromisso com a legalidade e o Estado Democrático de Direito.

Brasília vive momentos de grandes tensões!

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano