O apito final para Bobby Charlton, o craque que brilhou no país que inventou o futebol

Faleceu, neste sábado (21), aos 86 anos, o maior símbolo e um dos maiores jogadores da história contemporânea do futebol inglês.

O motivo da morte não foi divulgado.

Bobby Charlton, também chamado de Sir Bobby Charlton, após ser condecorado com um título de nobreza pelo império britânico, iniciou a carreira nas categorias de base do Manchester United, clube o qual defendeu por 20 anos, e onde conquistou os principais títulos de sua carreira, atuando como meio-campista.

Foram quatro títulos ingleses, uma Copa da Inglaterra, quatro Supercopas da Inglaterra e uma Liga dos Campeões da UEFA.

Considerado o maior craque do país neste período, Bobby envergou a camisa da seleção de 58 a 70, tendo disputado quatro Copas do Mundo, com destaque para o título mundial de 1966, disputado na própria Inglaterra.

Bobby foi eleito o Bola de Ouro pela FIFA, na competição.

Ele ainda teve passagens, já no final da carreira, por Preston North End e Waterford United, ambos os clubes também da Inglaterra.

No total o atleta disputou 913 partidas oficiais e fez 309 gols, sendo 106 jogos e 49 gols pela seleção.

Número impressionantes, de quem conseguiu driblar inclusive a morte, ainda jovem, no famoso acidente ocorrido em 1958, com o vôo 609 da British Airways que transportava o elenco do Manchester United da Iugoslávia para a Inglaterra, após um jogo pela Copa dos Campeões contra o Estrela Vermelha.

Em escala no aeroporto de Munique, na Alemanha, a aeronave caiu sobre uma casa, na terceira tentativa de decolagem.

Das 44 pessoas a bordo, entre tripulantes, jornalistas, torcedores, dirigentes e atletas, 23 morreram e 21 sobreviveram. Entre eles, mesmo ferido gravemente, Bobby Charlton, então com 20 anos de idade.

Três meses depois, ele já estava em campo com a camisa do Manchester United e teve uma das mais brilhantes carreiras entre jogadores de futebol de todo o planeta.

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano