Em apenas uma semana, China mobiliza seis navios de guerra no Oriente Médio
Os detalhes do que pode ser o início efetivo de mais uma guerra fria em nosso planeta, mas desta vez envolvendo Estados Unidos e China, foi noticiado no site Poder Naval, e tem como pano de fundo a guerra movida por Israel contra os terroristas do Hamas, na Faixa de Gaza.
Confira:
Até seis navios de guerra chineses operaram no Oriente Médio na semana passada, segundo informes. A 44ª força-tarefa de escolta naval está envolvida em operações de rotina na área desde maio e na semana passada passou vários dias em visita a Omã, incluindo um exercício conjunto com a marinha do país, segundo o site do Ministério da Defesa chinês.
A chegada de um grupo de escolta substituto à região do Golfo significou que dois destróieres avançados 052D foram estacionados lá em um momento de tensões elevadas
A 44ª força-tarefa da PLA Navy deixou Mascate, capital de Omã, com destino a um local não especificado no sábado, após participar de um exercício conjunto com a marinha de Omã
A força-tarefa deixou a capital Mascate no sábado, a caminho de um destino não especificado, informou a mídia estatal.
Durante a visita, os comandantes chineses encontraram-se com oficiais militares de Omã e visitaram instituições militares, enquanto marinheiros de ambos os países visitaram as lojas uns dos outros. Eles também organizaram um jogo de basquete, segundo a agência de notícias estatal Xinhua.
A força-tarefa é do Teatro Oriental do Exército de Libertação Popular e inclui o Zibo, um destróier de mísseis guiados Type 052D, a fragata Jingzhou e o navio de abastecimento integrado Qiandaohu.
A força-tarefa tem estado envolvida em missões de escolta para transporte marítimo desde que chegou ao Golfo de Áden, ao norte da Somália, há seis meses, e entregou a sua missão à 45ª força-tarefa de escolta no início deste mês.
O novo grupo, do comando do Teatro Norte do PLA, consiste em outro destróier Type 052, o Urumqi; a fragata Linyi e o navio de abastecimento Dongpinghu.
A Linyi participou de sua primeira missão, escoltando um cargueiro panamenho em local desconhecido, no início deste mês, segundo a Xinhua.
Os destróieres Type 052D têm radar avançado e equipamento eletrônico comparável ao sistema Aegis dos EUA e um lançador de mísseis vertical de 64 células.
A presença naval significa que seis navios chineses operam em águas do Oriente Médio à medida que as tensões aumentam na região.
Na sequência do ataque do Hamas a Israel em 7 de Outubro, os EUA enviaram o seu porta-aviões mais avançado, o USS Gerald R. Ford, e o seu grupo de batalha para o Mediterrâneo Oriental.
O grupo de ataque do porta-aviões USS Dwight D Eisenhower também está a caminho da região. Na quarta-feira, o Pentágono anunciou o envio de um navio de comando adicional, o USS Mount Whitney, para o Mediterrâneo Oriental.
Vários países, incluindo a Grã-Bretanha, a Alemanha e a França, enviaram aviões militares ou civis para evacuar os seus cidadãos de Israel.
Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95
Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:
Facebook: O Republicano | Facebook
Twitter: @_ORepublicano
Instagram: @_ORepublicano
FONTE: Poder Naval / South China Morning Post