TSE dá início a novo julgamento contra Bolsonaro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa a julgar nesta terça-feira (24) três ações contra a conduta do ex-presidente Jair Bolsonaro durante as comemorações de 7 de setembro de 2022. 

A sessão está prevista para começar às 19h. As sessões dos dias 26 e 31 deste mês também foram reservadas para o julgamento do caso.

Nas ações, o PDT e a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) - aquela mesma que se elegeu surfando na onda do sucesso do ex-presidente e jurando fidelidade a seus eleitores conservadores - acusam Bolsonaro de utilizar as comemorações do Bicentenário da Independência para promover sua candidatura à reeleição nas eleições de outubro do ano passado.

Em resumo, Bolsonaro teria feito campanha naquele dia, e, portanto, utilizado a "máquina pública em benefício próprio".

Algo que foge completamente da realidade, pois tratava-se de uma data comemorativa e não há nas falas do capitão, naquele dia, um só pedido de voto, enquanto esteve sobre o palanque.

Entretanto, caso seja considerado culpado, a pena varia da inelegibilidade (mais uma) até a aplicação de multa, em punição que pode se estender ao general Braga Netto, vice na chapa de Bolsonaro.

Vale lembrar que em caso de nova inelegibilidade, o tempo não seria somado aos oito anos que já vem sendo cumpridos, após condenação contra Bolsonaro, em junho deste ano, que o afastou das disputas eleitorais, por oito ano.

Defesa

Na defesa prévia enviada ao TSE, o advogado Tarcísio Vieira de Carvalho defendeu que as ações devem ser julgadas improcedentes pelos ministros:

"Apenas após o encerramento da agenda oficial, com o término factual e jurídico do desfile, é que o primeiro investigado, já sem a faixa presidencial, se deslocou a pé na direção do público e discursou, na condição de candidato", disse a defesa.

A perseguição é implacável e vêm de todos os lados...  É o desespero dos traidores que sabem que, nas próximas eleições, não conseguirão ganhar nem mesmo pra síndico de seus condomínios.

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano

Com informações da Agência Brasil