Centrão não se contenta com presidência e tenta abocanhar mais 12 'cadeiras de comando' na Caixa

A notícia foi divulgada pelo jornal O Globo e traz os bastidores de uma negociação de 'entrega tudo pela governabilidade', entre a presidência da República, sob o comando do descondenado Lula e o representante máximo do Centrão no Congresso Nacional, o deputado federal e presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL).

"A mudança no comando da Caixa Econômica Federal para abrigar um indicado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), não cessou a pressão do Centrão por cargos. O grupo político age para ocupar as 12 vice-presidências do banco, mas o governo resiste a ceder todas as cadeiras. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá receber Lira (PP-AL) nos próximos dias para alinhar quais projetos de interesse do Palácio do Planalto vão ser votados pela Casa até o final do ano, além de tratar do impasse em torno dos demais postos" diz a reportagem.

Segundo a publicação, Lira conseguiu emplacar Antônio Vieira para a presidência da instituição financeira, mas os outros cargos da cúpula são desejados por PP, União Brasil, PSD e Republicanos.

E o primeiro alvo seria a vice-presidência de Habitação da Caixa, responsável por lidar com o financiamento de iniciativas relevantes, como o Minha Casa, Minha Vida. 

Os petistas tentam manter no cargo Inês Magalhães, que também conta com o apoio do ministro das Cidades, Jader Filho, do MDB, que faz elogios ao trabalho dela.

Mas, segundo bastidores, aliados de Lira garantem que o combinado é a entrega de 'tudo'. 

Ou então, 'tchau governabilidade', e os projetos envolvendo pautas econômicas e considerados urgentes pelo Palácio do Planalto poderão acabar 'enterrados' em alguma gaveta de Lira.

Nenhuma surpresa, considerando que essa é a única forma com que o governo petista consegue atuar.

É o eterno Toma lá, Dá cá... 

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano