Rússia anuncia fim do pacto sobre testes nucleares e deixa o mundo em alerta

A notícia divulgada pela agência Reuters informa que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou nesta quinta-feira (2) uma lei que revoga a ratificação do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares pela Rússia, uma medida que, segundo ele, foi tomada para alinhar Moscou aos Estados Unidos.

A Rússia afirma que não retomará os testes a menos que Washington o faça e que sua desratificação não altera sua postura nuclear ou a forma como compartilha informações sobre suas atividades nucleares, alerta a publicação.

Segundo Putin, o tratado assinado em 1996 foi ratificado e cumprido pelos russos, enquanto que Washington assinou, mas nunca ratificou.

Preocupados com a guerra contra a Ucrânia movida pela Rússia e a crescente tensão no mundo, com o conflito entre Israel e os terroristas do Hamas, no Oriente Médio, especialistas ocidentais em controle de armas estão preocupados com a possibilidade da Rússia ter um teste nuclear em vista, com o objetivo de intimidar e provocar medo em 'seus oponentes'.

Putin nega.

A lei de desratificação aprovada pelo líder russo, entretanto, foi publicada em um site do governo que dizia que a decisão tem efeito imediato. 

As duas câmaras do Parlamento russo aprovaram a medida.

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano

Fonte: Reuters