Porto Alegre decreta situação de emergência nível 2

A prefeitura de Porto Alegre decrotou situação de emergência nível 2 devido aos transtornos causados pelo temporal de terça-feira 16. A publicação consta em edição extra do Diário Oficial (Dopa) desta quinta-feira, 18.

O decreto permite que o Executivo Municipal solicite e receba recursos, de forma facilitada, das esferas estadual e federal. Segundo o documento, ficam dispensados de licitação, se necessário, aquisições de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, assim como a prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação das regiões da cidade afetadas.

O Executivo também fica autorizado a mobilizar todos os órgãos municipais para atuar nas ações de respostas necessárias a minimizar os efeitos causados pelas chuvas, assim como a convocação de voluntários e arrecadações de recursos junto à comunidade.

Previsão do tempo para este final de semana

Segundo a agência MetSul Meteorologia as áreas mais afetadas pelo temporal da terça-feira na Grande Porto Alegre ainda podem registrar momentos de instabilidade durante o fim de semana

Com muitas pessoas sem luz e água, com prédios e casas destelhados, e grande número de profissionais trabalhando nas ruas para restabelecer serviços públicos essenciais, é positivo que não se esperem novas condições de tempo severo nos locais que foram mais castigados. 

O pior cenário neste momento seria uma nova onda de tempestades, o que tornaria a situação para a população ainda mais complicada. 

Um centro de alta pressão sobre o Atlântico será o principal protagonista do tempo nos próximos dias para muitas áreas da Argentina, do Uruguai e do Rio Grande do Sul com ar frio mais ao Sul e aporte de umidade do mar para o continente. 

As áreas mais afetadas pelo temporal devem ter ainda momentos com maior nebulosidade nesta sexta e no fim de semana, embora ocorram aberturas. As nuvens trazem chance de precipitação localizada e passageira, seja na forma de garoa ou chuva, mas não são antecipados volumes excessivos. 

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre / MetSul