Trabalho 24 horas e reforço nas ruas. Prefeitura de Porto Alegre corre pra eliminar vestígios de novo desastre climático

Desde o início desta semana, quatro novas empresas passam a reforçar o trabalho de podas e supressões da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), em decorrência do temporal que atingiu Porto Alegre, na última terça-feira, 16. 

Os contratos são temporários, com duração de 21 dias, e estão previstos no decreto de emergência publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) no dia 19 de janeiro que permite esse tipo de contratação de forma mais ágil. Uma das empresas já começou os serviços nesta segunda-feira, 22.

“Nossa gestão é a que mais investiu em podas e supressões, por isso temos um atendimento mais célere, mas com os estragos do último temporal foi necessário reforçar as equipes”, destaca o secretário Marcos Felipi Garcia.

As empresas devem passar por vistoria nos próximos dois dias. Atualmente, 40 equipes da SMSUrb, mais 15 equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e 30 soldados do Exército, trabalham na poda, supressão e limpeza da cidade.

Até o momento, foram registradas mais de duas mil ocorrências de queda de árvore pelo 156 e pelas equipes de ronda da SMSUrb, com mais de 900 atendimentos. Caminhões serão contratados, posteriormente, para fazer o recolhimento dos resíduos que deve começar em 15 dias.

Correndo pelos bairros e regiões e presente em diversas reuniões que muitas vezes começam ainda de madrugada e só se encerram no final da noite, o prefeito Sebastião Melo também atualizado a situação à população, por meio de suas redes sociais:

"Fizemos a prestação de contas das medidas de enfrentamento do temporal, com a boa notícia da retomada de todas as estações de tratamento e bombeamento de água do Dmae de Porto Alegre", esclareceu.

E concluiu:

"Conscientes da nossa responsabilidade, tomamos as providências possíveis desde a noite de 16 de janeiro para restabelecer a água e atender a população na emergência. Temos muito trabalho pela frente e medidas a adotar para a cidade avançar. Nosso agradecimento a todos que contribuíram nesses dias. Porto Alegre é forte, resiliente e voluntária!"

Melo também publicou diversos vídeos, como o que solicita doações de água e ainda um balanço do que foi feito até aqui:

Confira:

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano

Fonte: Prefeitura de POA