Confira a previsão do tempo para a segunda quinzena de fevereiro no Brasil

O começo desta segunda metade de fevereiro terá mais chuva no Sudeste em Minas Gerais e no Espírito Santo. Os volumes podem ser altos ainda em pontos de São Paulo e do Rio de Janeiro. 

Na sequência, espera-se uma diminuição das precipitações, embora sigam ocorrendo as tradicionais pancadas. No Centro-Oeste, a perspectiva é que siga chovendo mais em locais do Mato Grosso e de Goiás.

No Mato Grosso do Sul, embora chova menos, não se espera deficiência de precipitação no período. Em vários pontos do estado, especialmente do Oeste e da região pantaneira, os volumes localmente podem ser altos. 

No Sul do Brasil, a chuva será muito variável por estar associada a pancadas isoladas de verão na maior parte do período. Volumes mais altos podem ocorrer no Oeste de Santa Catarina e no Sudoeste do Paraná. No Rio Grande do Sul, grande parte desta segunda metade do mês deve ter chuva irregular e mal distribuída, mas no fim do mês existe a possibilidade de um evento de chuva mais significativo que pode fazer com que muitas áreas do estado terminem fevereiro com precipitação acima da média histórica.

E a temperatura? 

A tendência para esta segunda metade de fevereiro é de a temperatura seguir acima da média em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste, mas áreas de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo podem ter marcas perto ou abaixo da média durante o período pela maior ocorrência de precipitação. Na cidade de São Paulo, maior frequência de pancadas de chuva e ausência de ingresso de ar muito quente devem fazer com que a temperatura fique mais próxima do normal e com baixo número de dias de calor. 

No Sul do Brasil, a maior parte da região deve ter temperatura perto ou abaixo da média nesta segunda metade do mês com aquecimento maior no Paraná em áreas perto de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. O tempo mais agradável no Rio Grande do Sul deve continuar, embora com gradual elevação da temperatura. Dado fundamental, no caso do Rio Grande do Sul, é que não existe a perspectiva de uma nova onda de calor no restante do mês de fevereiro. 

Não deixa de fazer calor e haverá muitos dias em que a temperatura estará ao redor ou acima de 30ºC, mas será um calor predominantemente fraco ou moderado, sem extremos.

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano

Fonte: metsul.com