Explosão solar é captada em vídeos e imagens são espetaculares (VÍDEO)

Os vídeos foram capturados por sondas e satélites da Nasa e do NOAA e representam a quarta maior explosão do atual ciclo solar 25.Os dados indicaram a ocorrência de uma erupção solar impulsiva de classe X2.5 na região ativa da mancha solar 3576 às 03h53 de ontem (hora de Brasília). O evento impulsivo no sol começou às 03h42 e terminou às 3h58 UTC.

Segundo as agências, a grande explosão no sol afetou as comunicações por rádio em ondas curtas no Leste da África, Oriente Médio, Índia, China, Oceano Índico e Oeste da Austrália no momento da erupção solar, de acordo com o centro de tempo espacial da NOAA. 

Viajando à velocidade da luz, a radiação atingiu a Terra em pouco mais de oito minutos e ionizou a camada superior da atmosfera da Terra – a termosfera – desencadeando apagões de rádio de ondas curtas no hemisfério oriental. 

As explosões solares são desencadeadas quando a energia magnética se acumula na atmosfera solar e é liberada em uma intensa explosão de radiação eletromagnética. Elas são categorizadas por tamanho em grupos de letras, sendo a classe X a mais poderosa. 

Em seguida, há as explosões de classe M, que são 10 vezes menores que as explosões de classe X, seguidas pelas classes C, B e, finalmente, A, que são muito fracas para afetar significativamente a Terra

Ciclo Solar

Nosso sol é uma enorme bola de gás quente eletricamente carregado. Este gás carregado se move, gerando um poderoso campo magnético. O campo magnético do sol passa por um ciclo, chamado ciclo solar. A cada 11 anos ou mais, o campo magnético do sol muda completamente. Isso significa que os polos Norte e Sul do Sol trocam de lugar. Em seguida, leva cerca de 11 anos para os polos Norte e Sul do Sol se inverterem novamente. O ciclo solar afeta a atividade na superfície do Sol, como manchas solares causadas pelos campos magnéticos do Sol. À medida que os campos magnéticos mudam, também muda a quantidade de atividade na superfície. Uma maneira de acompanhar o ciclo solar é contando o número de manchas solares. O início de um ciclo solar é um mínimo solar, ou quando o Sol tem menos manchas solares. Com o tempo, a atividade solar – e o número de manchas solares – aumenta. O meio do ciclo solar é o máximo solar, ou quando o sol tem mais manchas solares. Quando o ciclo termina, ele volta ao mínimo solar e então um novo ciclo começa.

Clique nos links abaixo para assistir:

https://twitter.com/UWCIMSS/status/1758515600031469723?ref_src=twsrc^tfw|twcamp^tweetembed|t...

https://twitter.com/NASASun/status/1758509135929242076?ref_src=twsrc^tfw|twcamp^tweetembed|t...

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano

Fonte: metsul.com