Superterça confirma que Trump e Biden caminham para novo embate pela Casa Branca

Quinze estados americanos foram às urnas nesta terça (5), na chamada 'Superterça', quando milhões de americanos participam das prévia e escolhem o candidato de cada partido que querem ver na disputa presidencial dos Estados Unidos. 

Pelo lado dos democratas, o atual presidente Joe Biden venceu em 14 dos 15 estados, desempenho idêntico ao de Donald Trump, que busca, também sua segunda eleição, pelo partido Republicano.

Assim, o duelo, marcado oficialmente para 5 de novembro, parece consolidado.

Na disputa, Trump perdeu para sua concorrente, Nikki Haley, apenas no estado de Vermont.

Biden foi derrotado em Samoa Americana, um território americano no sul do oceano Pacífico, por seu rival de partido, Jason Palmer, um cidadão também pouco conhecido.

Os dois políticos já reagiram aos resultados das primárias desta terça-feira (5), trocando acusações, segundo noticiado no portal RTP.

Em um discurso de vitória na sua mansão em Mar-a-Lago, na Flórida, Trump concentrou-se nas políticas de imigração de Biden e apelidou-o de “o pior presidente” da história dos EUA.

“As nossas cidades estão sendo invadidas pela criminalidade dos migrantes”, disse o ex-presidente. "Querem fronteiras abertas e as fronteiras abertas vão destruir o nosso país. Precisamos de fronteiras e precisamos de eleições livres e justas", acrescentou.

Já Joe Biden voltou a classificar Trump como “uma ameaça à democracia norte-americana”, acusando-o de estar “focado na sua própria vingança e não no povo americano”.

"Ele está determinado a destruir nossa democracia e a retirar direitos fundamentais como a capacidade das mulheres de tomarem as próprias decisões em matéria de cuidados de saúde", disse Biden.

Com um processo democrático 'sem interferências estranhas' e, de fato, garantido nos Estados Unidos, somente o resultado final dirá quem tem razão.

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano